A DUBOI agradece a sua equipe de engenheiros, projetistas e técnicos a oportunidade de produzir o menor e mais leve eletroejaculador portátil
Nossos produtos são construídos com a mais avançada tecnologia, para satisfazer suas necessidades em seu trabalho, com conforto e segurança.
Para elaborar e construir este equipamento, foram ouvidos diversos profissionais da área de reprodução e investido em pesquisa de laboratório e de campo.
Apresentação
O equipamento é formado por:
• Uma fonte excitadora com função manual e excitação automática.
ATENÇÃO:
Para ligar o aparelho basta conectar a bateria ao excitador.
Durante o uso do aparelho não é necessário desconectar o plug da bateria para desliga-lo, para isso, basta girar totalmente o knob de ajuste para a esquerda até a posição mínima.
• Um recarregador bivolt automático.
Sobre o recarregado encontramos 3 luzes de indicação.
Ao conectar a tomada do recarregador à rede elétrica uma luz amarela acesa indica a presença de energia elétrica na tomada. Ao se conectar a bateria deverá acender a luz vermelha, indicando continuidade do cabo de bateria, e que a mesma se encontra em condições de carga. Se a luz vermelha não acender é sinal de que há algo de errado com o cabo ou com o plug da bateria. A luz verde acesa indica que a bateria está carregada e pronta para o uso.
• Uma sonda retal.
Estrutura produzida em PVC rígido com acabamento polido para não provocar irritações ou ferimentos no animal.
Eletrodos confeccionados com liga metálica de grande condutibilidade elétrica, possibilitando um excelente contato com a parede retal do animal, o que traz um melhor aproveitamento da energia proveniente do aparelho excitador.
Quanto mais limpo e brilhante estiverem os eletrodos da sonda (metais), melhores serão os resultados na hora da colheita. Durante a vida dos animais, estes são mineralizados com macros e micros nutrientes. Como a os eletrodos da sonda são percorridos por pulso elétricos ocorre um efeito chamado eletrolise, uma espécie de anodização, que com o tempo vai depositando nos eletrodos uma camada isolante, por isso recomendamos que se faça uma limpeza com sabão e palha de aço (“Bombril”), antes e após o uso, em toda a extensão da sonda, inclusive na parte plástica.
Lembre-se: sua sonda é um instrumento médico e deve ser tratada como tal.
O uso do Eletroejaculador é simples:
Excitação automática:
Gire o knob (botão de ajuste) do Eletroejaculador totalmente para a esquerda para a posição AUT.
Conecte a sonda ao excitador.
Conecte o plug da bateria ao eletro-ejaculador. O display acenderá com a indicação porcentagem de excitação, AUT e tensão da bateria. Caso um bip sonoro ocorrer, a tensão da bateria está abaixo do nível de trabalho. Recarregue a bateria.
Ao acionar o botão start/stop com um toque rápido na parte superior do aparelho, dar-se-á inicio ao processo de excitação.
Para interromper o processo, basta pressionar o botão mais uma vez (um toque liga, outro toque desliga).
Em alguns casos, há a necessidade de passar para o modo manual durante o processo automático.
Se houver, basta girar o knob para a posição MAN. Nesta condição a interrupção do processo automático é imediata e a mudança para manual é automática sem a necessidade de resetar o sistema.
Para retorna ao modo automático basta simplesmente retornar à posição AUT.
Excitação manual:
Gire o knob (botão de ajuste) do Eletroejaculador para a posição MAN.
Conecte a sonda ao excitador.
Conecte o plug da bateria ao Eletroejaculador. O display acenderá com a indicação MAN, porcentagem de excitação e tensão da bateria. Caso um bip sonoro ocorrer, a tensão da bateria está abaixo do nível de trabalho. Recarregue a bateria.
O processo de excitação é ajustado com o giro suave do knob do excitador.
Para retorna ao modo automático basta simplesmente retornar à posição AUT.
O aparelho está pronto para ser usado.
RECARGA DA BATERIA:
Carregue sempre a bateria antes do primeiro uso e depois de usá-la.
Nunca guarde a bateria descarregada.
Com o aparelho fora de uso, recarregue a bateria a cada 30 dias aproximadamente.
Com a bateria completamente descarregada o tempo de carga é de 14 horas.
Com a bateria completamente carregada pode-se fazer, aproximadamente, 250 cabeças de gado.
Para recarregar a bateria:
Ligue a tomada do recarregador à rede elétrica de 110 ou 220 volts. Observe que a luz amarela acende. Conecte o plug da bateria ao recarregador e a luz vermelha acenderá. Se isto acontecer é sinal de que esta tudo bem com o cabo e plug da bateria.
Aguarde o tempo de recarga.
Quando a bateria estiver carregada, apagará a luz vermelha e a luz verde acenderá,
indicando que a bateria está recarregada.
Não utilize outro recarregador que não seja o fornecido pela DUBOI. Durante o período de recarga, mantenha o equipamento em local ventilado e longe de animais e pessoas. Toda bateria quando recarregada libera gases nocivos à saúde.
ESTA BATERIA NÃO SOFRE EFEITO MEMÓRIA.
ANTES DE CHAMAR A ASSISTÊNCIA:
1 – Display não acende:
Falha – Bateria descarregada.
Correção – Recarregue a bateria.
2 – Indicador de barra ou porcentagem move proporcionalmente ao controle do KNOB de ajuste, mas não há sinal de saída de energia para a sonda.
Falha – Eletrodos da sonda oxidados.
Correção – Limpe os eletrodos da sonda com palha de aço, até que os mesmos retomem a cor brilhante. Essa limpeza deverá ser feita sob água corrente, tomando o cuidado de não permitir que entre água através do orifício da mangueira de suporte da sonda, por onde sai o PLUG de ligação ao CABO.
Falha – Plug da sonda mal conectado.
Correção – Confira a boa conexão do plug da sonda à saída do aparelho.
Temos o orgulho de ser uma empresa 100% brasileira, que investe e acredita na força da agropecuária deste país.
Empresa Sul-Mato-Grossense fundada em 1992, a Duboi, busca soluções para a agropecuária, investindo em pesquisa de laboratório e de campo para desenvolver tecnologia própria.